domingo, 20 de janeiro de 2013

Argentavis Magnificens: a maior ave voadora que já existiu!



A "Argentavis magnificens" (ave argentina magnífica) é considerada a maior ave voadora que já habitou o planeta, sendo um dos maiores animais voadores que já existiram. Viveu nos pampas da Argentina durante a época Miocena, há 8 milhões de anos. Sua envergadura (distância entre as pontas das asas) chegava a 7 m, a altura, em 2,5 m e o peso, 80 kg.

O corpo enorme da Argentavis dificultava o movimento das asas durante o voo, exigindo um alto valor energético para voar. Pesquisadores norte-americanos descobriram que essa ave pulava de algum lugar alto ou corria sobre um relevo inclinado para alçar voo.

Para poupar energia, após a decolagem, a Argentavis apenas planava no ar e procurava algum animal morto. Com todo esse tamanho, ficava fácil roubar alimento de outras aves de rapina e até de grandes mamíferos predadores, como o Thylacosmilus.


Durante o voo, a Argentavis alcançava 70 km/h e percorria grandes distâncias, o que tornava seus territórios imensos, com até 500 km². Como necessitava de muito alimento para manter o corpo, ela ingeria cerca de 10 kg de carne por dia.
 
 

Essa quantidade podia aumentar na época de reprodução. A Argentavis poderia ter, em média, um filhote a cada dois anos e vivia por até 60 anos de idade.



http://pinterest.com/pin/208713763952737647/
http://www.mnn.com/earth-matters/animals/photos/10-of-the-biggest-animals-to-roam-the-planet/argentavis
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/6262740.stm