quarta-feira, 27 de março de 2013

O Fantasma da Mesa


Uma foto curiosa e perturbadora é a foto acima, que mostra uma reunião de amigos.
Estas duas fotos foram tiradas em 1988 no Hotel Vierjahreszeiten em Maurach, Áustria.
Vários turistas se reuniram para uma festa de despedida no hotel e decidiram tirar uma foto do grupo.
Uma das pessoas, o Sr. Todd, posicionou a câmera de filme sobre uma mesa próxima e apontou-a para o grupo.
Ele estabeleceu o temporizador da câmera e correu de volta para a mesa.
O obturador clicou e o filme foi girado, mas o flash não disparou. Então Todd ajustou a câmera para uma segunda foto.
Desta vez, o flash disparou.
Quando finalmente o filme foi revelado, tudo parecia certo até que alguém notou que havia uma cabeça ali que não pertencia a nenhum dos amigos. E a cabeça estranha só aparecia num das fotos. (Na seqüência acima, o flash (segunda foto) é realmente mostrada em primeiro lugar por uma questão de comparação.)
A foto foi mostrada a todos os que dela participaram, mas ninguém reconheceu a mulher fantasma, e não foi possível entender como a sua imagem apareceu na foto.
Além de estar um pouco fora de foco, a cabeça da mulher também é muito grande em comparação com os turistas, a menos que ela está sentada perto da câmera, que iria colocá-la no meio da mesa. Um aspecto mais estarrecedor é que ela parece estar completamente de acordo com a foto, inclusive aparece uma taça de bebida na frente do fantasma.
A foto foi examinada pela Royal Photographic Society, o departamento fotográfico da Universidade de Leicester, e da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, que descartaram se tratar de um caso de dupla exposição. A foto do fantasma da mulher sorridente permanece envolta em mistério até hoje.