segunda-feira, 9 de junho de 2014

Predador misterioso engole tubarão branco


Cientistas fixaram um dispositivo de monitoramento em um tubarão branco saudável de 3 metros de comprimento na Austrália para um programa de acompanhamento desses animais. Quatro meses depois, eles encontraram o aparelho de rastreamento jogado numa praia. Alguma criatura muito grande havia comido o temido predador. A questão que intriga, agora, os pesquisadores é: que criatura gigantesca poderia jantar um tubarão branco? 

 

O dispositivo recuperado mostrou apenas um aumento brusco de temperatura, de 7ºC para 25ºC (que só poderia ser atingida dentro da barriga de um animal) e uma súbita mudança de profundidade, de 580 metros para baixo, em poucos segundos. Essas são as únicas informações que os cientistas têm, e o mistério do predador feroz que vive nas profundezas do oceano continua. “Quando vi os dados do dispositivo, fiquei chocado”, diz Dave Riggs, responsável por registrar a experiência. “Ficou claro que foi comido, mas por que animal?”. 

Mas o mistério desse monstrengo do fundo do oceano finalmente foi revelado e não é tão fantástico assim – pelo menos para aqueles que estavam imaginado criaturas bizarras comedoras de tubarões. De acordo com os pesquisadores, esse superpredador abissal é outro tubarão branco, porém exageradamente grande e antropófago. Ele foi definido como um “colossal tubarão branco canibal”. Depois de estudarem as rotas de migração dos tubarões brancos, os pesquisadores identificaram que o animal que morreu estava nadando em águas de outros grupos de tubarões brancos. Os biólogos dizem que os dados batem com informações que já foram registradas de um tubarão gigantesco nas costas da Austrália. Segundo as estimativas, esse animal pode passar dos cinco metros de extensão e pesar mais de duas toneladas. Com base nesses dados, é possível que ele tenha se alimentado de outro tubarão branco e tenha percorrido as profundidades que foram medidas pelo rastreador. E quanto maior é o tubarão, maior é o estômago. 
As altas temperaturas registradas também batem com as temperaturas que são atingidas dentro do estômago desses animais, o que reforça o fato de que um tubarão branco gigante pode ter se alimentado de outro. 

Tubarões atacando tubarões? 

Quanto às hipóteses de por que motivo um tubarão branco atacou um predador da mesma espécie, existem algumas explicações. Eles podem ter brigado e disputado aquele território aquático. Além disso, o tubarão gigante poderia estar esfomeado e não ter se importado em comer um animal semelhante. 
Vale lembrar que o tubarão branco também é conhecido por realizar o canibalismo intra-uterino (outras espécies de tubarão também possuem esse costume, porém no caso do tubarão branco isso não está 100% confirmado, apesar de ser muito provável). Quando o primeiro dos ovos eclode no útero da mãe, o pequeno tubarão se alimenta de seus irmãos que não nasceram e cresce com base nas proteínas fornecidas pelos ovos mais fracos que não eclodiram (ou que deram ao azar de eclodir depois). Sim, canibalismo entre irmãos. Com base nesse e em outros fatores, a hipótese de ser um ato de canibalismo também é bem aceita no caso desse gigantesco tubarão branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário